5 alimentos que pioram o refluxo - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017
5 alimentos que pioram o refluxo

O refluxo é uma famosa doença digestiva onde os ácidos do nosso estômago fazem o caminho inverso e retornam queimando o esôfago. E é justamente durante esse retorno do fluxo que as pessoas sofrem com diversos sintomas pra lá de desagradáveis.

As principais causas desse problema vêm de uma má alimentação ou desequilíbrio de ácido do estômago, mas também pode ser ocasionado pela gestação, por hérnias hiatais e outros fatores que levam o paciente à regurgitação.

O paciente que sofre de refluxo pode enfrentar dezenas de sintomas, como azia, tosse, boca seca, mau hálito, náusea, vômitos, perda de peso, arroto, indigestão e muitos outros.

Mas como já deixamos destacado logo acima, a má alimentação é uma grande vilã, não só para o refluxo, mas para diversos problemas de saúde. Muitas pessoas já têm até uma listagem de alimentos que não caem muito bem para o seu estômago, mas vamos deixar dica por dica de 5 alimentos que pioram o refluxo:

1 - Frutas Cítricas

Apesar de colaborarem com uma série de fatores que levam a uma vida mais saudável, as frutas críticas não são recomendadas para quem tem o refluxo. Os citrinos são ricos em ácido cítrico, e um exemplo é o limão, que é uma das frutas mais ácidas do mundo, de pH muito baixo. O consumo dessas frutas podem agravar e muito um quadro de refluxo.

2 - Refrigerante

Bebidas gaseificadas são uma das principais inimigas do nosso estômago (e saúde). Quando entram em contato com o nosso órgão digestivo, a bolhas de gás se expandem, aumentam a pressão e provocam o refluxo. Nos refrigerantes que possuem mais cafeína em sua composição, como os de cola, o efeito pode ser ainda mais acentuado.

3 - Álcool

Mais um item que tem presença cativa no cardápio de quase todos os brasileiros. Mesmo que a maioria das bebidas alcoólicas não sejam ácidas, o álcool tende a deixar a válvula que une esôfago e estômago mais relaxada. No caso das cervejas, que são bastante gaseificadas, os efeitos são maiores.

4 - Laticínios Gordurosos

Os alimentos gordurosos em si já são prejudiciais e causam o refluxo, mas no caso de derivados do leite com alto teor de gordura, como queijos amarelos, podem produzir um efeito mais intenso. A ingestão desse tipo de alimento deve ser bastante regrada.

5 - Frituras

Além de conter alto teor de gorduras, o que leva a diversos problemas de saúde, as frituras estão entre os piores alimentos para quem sofre de refluxo e também estão associadas a azia, igualmente na lista de sintomas do refluxo.
 

Gostou das dicas? Esperamos que sim. Mas lembre-se: o refluxo é um problema que pode afetar diretamente no cotidiano de uma pessoa. Uma consulta com um gastroenterologista é de suma importância. Conheça as especialidades da MedMais.

Outras Notícias

Mais Saúde
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

Mais Saúde
Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições