5 dicas para manter uma alimentação saudável - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
5 dicas para manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Porém, na correria do dia a dia muitas pessoas têm dificuldade em se alimentar adequadamente. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a desmistificar.

1) Base da Alimentação: Priorize alimentos in natura ou minimamente processados. Variedade e origem predominantemente vegetal são ideais para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Neles estão incluídos: grãos, raízes, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos, carnes, feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc. Lembre-se: variedade significa alimentos de todos os tipos

2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades: O uso moderado desse ingredientes na preparação de alimentos in natura ou minimamente processados ajuda a diversificar e tornar a alimentação mais saborosa. Porém, o exagero a tornará desbalanceada.

3) Comer com regularidade e atenção: Outra dica importante é fazer refeições em horários parecidos todos os dias. Coma devagar e sem se distrair com outra atividade, de preferência em ambientes tranquilos e que não estimulem o consumo ilimitado. E evite “beliscar” durante os intervalos entre as refeições.

4) Evite alimentos ultraprocessados e limite os processados: Alimentos processados utilizam ingredientes e métodos de fabricação que alteram desfavoravelmente a composição nutricional dos alimentos. Alguns exemplos são conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos. Podem ser consumidos moderadamente como ingredientes de preparações culinárias. Já os ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerante, macarrão instantâneo são nutricionalmente desbalanceados. Além disso, tendem a ser consumidos em excesso.

5) Dê preferência a locais que servem refeições na hora: Se o seu caso é como o de muitos brasileiros que se alimentam fora de casa durante o dia, sempre procure locais ofereçam refeições frescas. Evite redes de fast-food.

Como define o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, “alimentação não é apenas a ingestão de nutrientes”. Alimentação também é como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e práticas alimentares.

Atualmente, a MedMais disponibiliza duas unidades em Juiz de Fora. Uma no Centro e outra na Zona Norte. São mais de 25 especialidades médicas para consultas além da cobertura dos mais diversos exames. As consultas podem ser marcadas online, pelo telefone 3031-6269, e presencialmente nas unidades:

Av. Getúlio Vargas, 209 - Centro - Juiz de fora - MG

R. Henrique Dias, 186 - Benfica - Juiz de fora - MG

Outras Notícias

Mais Saúde
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

Mais Saúde
Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições