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Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
5 dicas para manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Porém, na correria do dia a dia muitas pessoas têm dificuldade em se alimentar adequadamente. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a desmistificar.

1) Base da Alimentação: Priorize alimentos in natura ou minimamente processados. Variedade e origem predominantemente vegetal são ideais para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Neles estão incluídos: grãos, raízes, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos, carnes, feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc. Lembre-se: variedade significa alimentos de todos os tipos

2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades: O uso moderado desse ingredientes na preparação de alimentos in natura ou minimamente processados ajuda a diversificar e tornar a alimentação mais saborosa. Porém, o exagero a tornará desbalanceada.

3) Comer com regularidade e atenção: Outra dica importante é fazer refeições em horários parecidos todos os dias. Coma devagar e sem se distrair com outra atividade, de preferência em ambientes tranquilos e que não estimulem o consumo ilimitado. E evite “beliscar” durante os intervalos entre as refeições.

4) Evite alimentos ultraprocessados e limite os processados: Alimentos processados utilizam ingredientes e métodos de fabricação que alteram desfavoravelmente a composição nutricional dos alimentos. Alguns exemplos são conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos. Podem ser consumidos moderadamente como ingredientes de preparações culinárias. Já os ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerante, macarrão instantâneo são nutricionalmente desbalanceados. Além disso, tendem a ser consumidos em excesso.

5) Dê preferência a locais que servem refeições na hora: Se o seu caso é como o de muitos brasileiros que se alimentam fora de casa durante o dia, sempre procure locais ofereçam refeições frescas. Evite redes de fast-food.

Como define o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, “alimentação não é apenas a ingestão de nutrientes”. Alimentação também é como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e práticas alimentares.

Atualmente, a MedMais disponibiliza duas unidades em Juiz de Fora. Uma no Centro e outra na Zona Norte. São mais de 25 especialidades médicas para consultas além da cobertura dos mais diversos exames. As consultas podem ser marcadas online, pelo telefone 3031-6269, e presencialmente nas unidades:

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