5 motivos para consultar um oftalmologista - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
5 motivos para consultar um oftalmologista

Um estudo recente chamado Um Olhar sobre o Brasil, feito em 2014, apurou que mais de 16 mil profissionais de oftalmologia atuam no país. Porém, também foi constatado que apenas 20% da população tem acesso a esse tipo de serviço, comprovando uma distribuição muito reduzida desses profissionais pelo território nacional.

 

Cuidar da visão é muito importante, não só para a vida do próprio paciente, mas também para as vidas que o cercam. Em uma pesquisa divulgada na Índia, em 2015, foi comprovado que cada pessoa cega afasta uma outra pessoa do mercado de trabalho, já que ela vai dedicar a maior parte do seu tempo a auxiliar o deficiente visual.

 

Portanto, dá para se ter uma ideia de que, em proporções de grande escala, a saúde ocular pode influenciar até na economia do país. Então, nada melhor do que separamos 5 motivos para você se consultar com um oftalmologista. Vamos lá:

 

1 - Nunca ter consultado um oftalmologista

Por incrível que pareça, muitas pessoas nem sequer pisaram em um consultório oftalmológico. Nunca ter tido um problema de visão não significa que você não precisa de uma consulta periódica.

 

O ideal é que a primeira consulta seja feita ainda quando recém-nascido e depois quando criança, para identificar possíveis problemas como ambliopia, miopia, astigmatismo e a hipermetropia.


 

2 - Irritações constantes

Hoje em dia, é mais que normal passarmos grande parte dos nossos dias com a visão direcionada para as telas de celulares, computadores e tablets. Essa rotina pode acarretar um problema chamado Síndrome da Visão de Computador, que causa irritação, sensibilidade e ressecamento no globo ocular. Se o seu trabalho te obriga a conviver com os olhos direcionados para uma tela digital, procure a ajuda de um oftalmologista para prevenir problemas futuros.


 

3 - Ter mais de 40 anos

Pessoas com mais de 40 anos devem visitar o oftalmologista periodicamente para a prevenção de possíveis problemas. A partir dessa faixa etária, as chances de sofrer um aumento na pressão dos olhos e desenvolver a catarata, por exemplo, é bem maior. Com o passar dos anos, também é normal que os nossos olhos tenham algum grau de presbiopia, a famosa vista cansada.


 

4 - Alterações na visão

Se a visão começar a apresentar manchas brancas, escuras ou com imagens duplas, é muito importante buscar a ajuda de um oftalmologista o mais rápido possível. Glaucoma, descolamento de retina, degeneração da mácula e até mesmo acidentes vasculares encefálicos (os conhecidos derrames) podem ser a causa desse sintoma. Adiar a consulta pode custar a sua visão.


 

5 - Conjuntivite frequente

Apesar de passageira, a conjuntivite merece atenção se ocorrer frequentemente. Isso também vale para problemas como o terçol, por exemplo. Como são doenças populares e comuns, muitas pessoas buscam tratamentos caseiros, mas a eficiência não é garantida.

 

Vale lembrar que a conjuntivite pode se apresentar de forma bacteriana, viral ou alérgica. Em alguns casos, o problema pode evoluir para uma úlcera, que pode levar à cegueira.

 

Acho que já deu para te convencer, não é? Cuidar da saúde dos olhos é muito importante na manutenção de uma vida cheia de bem-estar e conforto. Que tal fazer a sua agora mesmo? Na MedMais você encontra estrutura e atendimento de qualidade, e com preços completamente acessíveis.

Agora só falta você agendar a sua consulta, basta clicar no botão abaixo.

Outras Notícias

Mais Saúde
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

Mais Saúde
Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições