Cuidados com o colesterol: como se cuidar e evitar doenças cardiovasculares - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021
Cuidados com o colesterol: como se cuidar e evitar doenças cardiovasculares

Muito se fala sobre o colesterol, seja pelos alimentos que comemos, seja pelos perigos, ou pelos alertas de nutricionistas, cardiologistas, endocrinologistas. Mas o que de fato é o colesterol? E como ele afeta nosso corpo?  Podemos afirmar que o colesterol é um conjunto de gorduras fundamentais para a produção de alguns hormônios. Então o colesterol não é ruim? Não é bem assim!

Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. O HDL ajuda a remover o excesso de colesterol ruim do sangue. O LDL pode prender-se às artérias, formando placas de gordura e prejudicando a passagem do sangue, o que pode provocar dores no peito, doenças cardiovasculares e até mesmo infarto. Com isso, é preciso equilíbrio na alimentação para que o colesterol não se torne prejudicial ao organismo. Doenças cardiovasculares estão associadas a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo.

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) por ano.

👉🏻 Como prevenir? 

Consultas de rotina com médico cardiologista ajudam a controlar e diagnosticar possíveis alterações no colesterol e também a entender melhor cada caso, buscando a melhor forma para se ter uma vida mais saudável, com o nível de colesterol adequado de forma a  não correr riscos de doenças. 

Há ainda alguns métodos para prevenir as doenças ligadas ao colesterol alto. Evitar uma vida sedentária, abandonar o tabagismo e praticar atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, são essenciais para diminuir alguns riscos. Manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas, ingerindo vegetais, folhas e legumes nas refeições também auxiliam no controle do colesterol e prevenção de diversas doenças. 

Quer ter um acompanhamento de um profissional e mais qualidade de vida? Agende sua consulta de forma online, pelo telefone 3031-6269 ou WhatsApp 32 99813-4294:

Av. Getúlio Vargas, 209 - Centro - Juiz de fora - MG

R. Henrique Dias, 186 - Benfica - Juiz de fora - MG

       Dra. Valleria Felga (CRM 56991)
                      Cardiologista

 

Fontes: Ministério da Saúde

             Sociedade Brasileira de Cardiologia

             World Heart Federation

             Blog da Saúde - Ministério da Saúde.

Outras Notícias

Mais Saúde
A importância do Outubro Rosa na prevenção do Câncer de Mama

Mais Saúde
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)