DENGUE: Pequenas ações ajudam no combate à doença durante o período chuvoso - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020
DENGUE: Pequenas ações ajudam no combate à doença durante o período chuvoso

Combater o mosquito Aedes aegypti é fundamental para evitar a proliferação de casos de dengue. Durante o período de chuvas, como estamos vivendo no início do ano, diversos locais se tornam criadouros do mosquito. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de casa. E, algumas ações rápidas podem ajudar prevenir a doença.

Manter as caixas d’água tampadas, as calhas sempre limpas, garrafas viradas com a boca para baixo, deixar os ralos limpos, limpar canaletas externas, preencher pratos de vasos de plantas com areia, higienizar potes de água para animais, deixar vasos sanitários com pouco uso sempre fechados, não deixar água acumulada em lajes são algumas das preocupações regulares que ajudam a combater o mosquito.

Os cuidados devem ser redobrados e o engajamento da população é fundamental nesse combate. A Vigilância Epidemiológica orienta a vistoria do imóvel semanalmente.

A Dengue

A Dengue é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Embora todas as faixas etárias sejam suscetíveis à doença, as pessoas mais velha têm mais probabilidade de desenvolver o tipo grave e outras complicações, que podem levar à morte.

Sintomas

Febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os principais sintomas da dengue. O tipo mais grave da doença inclui também dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Ao apresentar qualquer desses sintomas, um médico deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento adequado. Na MedMais, você pode agendar sua consulta através do agendamento online, pelo telefone 3031-6269 ou procurar uma de nossas unidades para o atendimento.

 

Av. Getúlio Vargas, 209 - Centro - Juiz de fora - MG

R. Henrique Dias, 186 - Benfica - Juiz de fora - MG

Outras Notícias

Mais Saúde
CORONAVÍRUS: Como lavar as mãos da forma ideal?

Mais Saúde
Nutrição Infantil: Como evitar a obesidade e estimular a alimentação saudável

Mais Saúde
CORONAVÍRUS: Entenda mais sobre a doença