Gastroenterologia: Você sabe o que é Disbiose? - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
Gastroenterologia: Você sabe o que é Disbiose?

O instestino humano é responsável por permitir ou imperdir a entrada de determinados nutrientes e toxinas. No entanto, se a parede intestinal já estiver prejudicada e a flora em desquilíbrio, pode causar ou favorecer o surgimento de doenças. Uma delas é a Disbiose, que ocorre no trato gastrinstestinal e causa diarreias, dores musculares, depressão entre outros problemas de saúde. 

O nosso corpo possui um conjunto de bactérias naturais, chamado microbioma. Quando ele está em desequilíbrio e as bactérias que fazem mal ao organismo são maioria, passamos a ter problemas na absorção de vitaminas e minerais. Ou seja, a presença excessiva de bactérias maléficas fazem com que nossas células, já inflamadas, não sinalizem pra o nossos sistema de defesa o que é bom ou ruim. Sendo assim, a parede intestinal lesada cria um ambiente para que esses organismos causadores de doença cheguem à corrente sanguínea, levando á varias patologias.

👉🏻Principais causadores

Existem algumas causas que levam ao surgimento da Disbiose. O uso de medicamentos uso indiscriminado (antiácidos, anticoncepcionais, antifúngicos, antibióticos, antiinflamatórios, laxantes, estrógeno, entre outros), estresse, exotoxinas, endotoxinas, carboidratos simples (Ex: farinhas brancas), gorduras. 

                                                          

👉🏻 Consequências 

A doença pode levar a alguns sintomas, como diarréia, constipação, TPM, dores articulares, dores musculares, alergias (rinite), gases, DII (doença inflamatória intestinal) e pulmonares, deficiência de vitaminas, intolerância à lactose, irritabilidade, depressão, vaginites, entre vários outros! 

👉🏻 Prevenção

Inicia desde o nascimento da criança, tipo de parto, tipo de amamentação, primeiros alimentos escolhidos da rotina alimentar. Deve-se procurar desde sempre ter uma "alimentação probiótica", aquela que é rica em bactérias amigáveis.

 

Alimentação saudável é prioridade pra quem quer ter uma vida saudável!

 

Dra. Monique Fernandino Dias                       

                Dra. Monique Fernandino Dias
                        Gastroenterologista

   

  

Outras Notícias

Mais Saúde
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

Mais Saúde
Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições