Gastroenterologia: Você sabe o que é Disbiose? - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
Gastroenterologia: Você sabe o que é Disbiose?

O instestino humano é responsável por permitir ou imperdir a entrada de determinados nutrientes e toxinas. No entanto, se a parede intestinal já estiver prejudicada e a flora em desquilíbrio, pode causar ou favorecer o surgimento de doenças. Uma delas é a Disbiose, que ocorre no trato gastrinstestinal e causa diarreias, dores musculares, depressão entre outros problemas de saúde. 

O nosso corpo possui um conjunto de bactérias naturais, chamado microbioma. Quando ele está em desequilíbrio e as bactérias que fazem mal ao organismo são maioria, passamos a ter problemas na absorção de vitaminas e minerais. Ou seja, a presença excessiva de bactérias maléficas fazem com que nossas células, já inflamadas, não sinalizem pra o nossos sistema de defesa o que é bom ou ruim. Sendo assim, a parede intestinal lesada cria um ambiente para que esses organismos causadores de doença cheguem à corrente sanguínea, levando á varias patologias.

👉🏻Principais causadores

Existem algumas causas que levam ao surgimento da Disbiose. O uso de medicamentos uso indiscriminado (antiácidos, anticoncepcionais, antifúngicos, antibióticos, antiinflamatórios, laxantes, estrógeno, entre outros), estresse, exotoxinas, endotoxinas, carboidratos simples (Ex: farinhas brancas), gorduras. 

                                                          

👉🏻 Consequências 

A doença pode levar a alguns sintomas, como diarréia, constipação, TPM, dores articulares, dores musculares, alergias (rinite), gases, DII (doença inflamatória intestinal) e pulmonares, deficiência de vitaminas, intolerância à lactose, irritabilidade, depressão, vaginites, entre vários outros! 

👉🏻 Prevenção

Inicia desde o nascimento da criança, tipo de parto, tipo de amamentação, primeiros alimentos escolhidos da rotina alimentar. Deve-se procurar desde sempre ter uma "alimentação probiótica", aquela que é rica em bactérias amigáveis.

 

Alimentação saudável é prioridade pra quem quer ter uma vida saudável!

 

Dra. Monique Fernandino Dias                       

                Dra. Monique Fernandino Dias
                        Gastroenterologista

   

  

Outras Notícias

Mais Saúde
Outubro Rosa: MedMais promove campanha de conscientização e descontos

Mais Saúde
Sarampo: conheça sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença

Mais Saúde
5 dicas para manter uma alimentação saudável
Na correria do dia a dia muitas pessoas têm dificuldade em se alimentar adequadamente. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a desmistificar.