Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Sexta-feira, 04 de Junho de 2021
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

O dia 3 de junho, segundo o Calendário Nacional da Saúde, é o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil. Uma preocupação que pode parecer boba, mas é fundamental para a saúde da criança. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso. 

De acordo com a pediatra da MedMais Consulta, Dra. Alessandra Teixeira, a obesidade é considerada uma pandemia mundial que pode causar em crianças síndrome metabólica, aumento de gordura abdominal e alteração no metabolismo da glicose. Essas alterações podem levar à diabetes, hipertensão, aumento do colesterol, alteração no fígado e até puberdade antecipada. Outros impactos na saúde são a baixa estatura, distúrbios no sono, problemas articulares ortopédicos, além de distúrbios psicológicos. 

“Todos esses problemas podem parecer bastante complexos para uma criança entender e, de fato, é. Expor isso a criança deve ser feito com cuidado, sem levar à obrigação da perda de peso. Para isso é recomendado para o tratamento de uma criança com sobrepeso o acompanhamento com um nutricionista, psicólogo e pediatra. Para, junto com a família, fornecer estratégias para uma vida mais saudável”, afirma a pediatra. Alessandra completa dizendo que a mudança de hábitos deve ser conjunta, tendo em vista que a maioria dos casos de sobrepeso na infância e desnutrição estão associados à rotina da criança definida pelos pais.

Portanto, o Dia da Conscientização Contra Obesidade Infantil traz à tona um tema importante, que deve ser discutido, não só pela questão do peso, mas como a alimentação. O que pode trazer consequências para a evolução da criança e na vida adulta. Procure o acompanhamento de um profissional e saiba como melhorar os hábitos alimentares do seu filho e da sua família. 

 

Quer ter um acompanhamento de um profissional para ajudar no crescimento do seu filho? Agende sua consulta de forma online, pelo telefone 3031-6269 ou WhatsApp 32 99813-4294:

Av. Getúlio Vargas, 209 - Centro - Juiz de fora - MG

R. Henrique Dias, 186 - Benfica - Juiz de fora - MG

Outras Notícias

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

Mais Saúde
Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições

Mais Saúde
MedMais é pauta em matéria da Agência Sebrae sobre alternativas para se manter no mercado