Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Sexta-feira, 04 de Junho de 2021
Obesidade Infantil: pediatra destaca principais impactos na saúde da criança e orienta para a prevenção

O dia 3 de junho, segundo o Calendário Nacional da Saúde, é o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil. Uma preocupação que pode parecer boba, mas é fundamental para a saúde da criança. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso. 

De acordo com a pediatra da MedMais Consulta, Dra. Alessandra Teixeira, a obesidade é considerada uma pandemia mundial que pode causar em crianças síndrome metabólica, aumento de gordura abdominal e alteração no metabolismo da glicose. Essas alterações podem levar à diabetes, hipertensão, aumento do colesterol, alteração no fígado e até puberdade antecipada. Outros impactos na saúde são a baixa estatura, distúrbios no sono, problemas articulares ortopédicos, além de distúrbios psicológicos. 

“Todos esses problemas podem parecer bastante complexos para uma criança entender e, de fato, é. Expor isso a criança deve ser feito com cuidado, sem levar à obrigação da perda de peso. Para isso é recomendado para o tratamento de uma criança com sobrepeso o acompanhamento com um nutricionista, psicólogo e pediatra. Para, junto com a família, fornecer estratégias para uma vida mais saudável”, afirma a pediatra. Alessandra completa dizendo que a mudança de hábitos deve ser conjunta, tendo em vista que a maioria dos casos de sobrepeso na infância e desnutrição estão associados à rotina da criança definida pelos pais.

Portanto, o Dia da Conscientização Contra Obesidade Infantil traz à tona um tema importante, que deve ser discutido, não só pela questão do peso, mas como a alimentação. O que pode trazer consequências para a evolução da criança e na vida adulta. Procure o acompanhamento de um profissional e saiba como melhorar os hábitos alimentares do seu filho e da sua família. 

 

Quer ter um acompanhamento de um profissional para ajudar no crescimento do seu filho? Agende sua consulta de forma online, pelo telefone 3031-6269 ou WhatsApp 32 99813-4294:

Av. Getúlio Vargas, 209 - Centro - Juiz de fora - MG

R. Henrique Dias, 186 - Benfica - Juiz de fora - MG

Outras Notícias

Mais Saúde
A importância do Outubro Rosa na prevenção do Câncer de Mama

Mais Saúde
Cuidados com o colesterol: como se cuidar e evitar doenças cardiovasculares

Por dentro da MedMais
MedMais Consulta apresenta resultados da participação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)