Outubro Rosa: MedMais promove campanha de conscientização e descontos - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019
Outubro Rosa: MedMais promove campanha de conscientização e descontos

O Outubro Rosa é um mês que marca o combate e a prevenção ao câncer de mama, o tipo de doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no Mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil esse percentual é de 29%. 

Além de reforçar a importância dos exames preventivos, a MedMais Consulta apoia a causa uma redução nos preços das mamografias digitais. "A nossa expectativa com a ação é incentivar que cada vez mais mulheres façam o controle preventivo da doença, ajudando a diminuir o número de casos. Que elas frequentem o médico e entendam melhor a importância de dos exames periódico", afirma o diretor da empresa Felipe Dias.

O câncer de mama é uma doença causa pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor. Existem vários tipos da doença, podendo evoluir de diferentes formas. Alguns deles têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa era de mais de 59 mil casos em 2018, alcançando mais de 16 mil mortes.

Prevenção

Ainda segundo o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados tomando alguns pequenos cuidados e adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física, alimentação saudável, peso corporal adequado, evitar consumo de bebidas alcóolicas, amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos.

"O rastreio deve ser feito com a mamografia anual, a partir de 40 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia. Aproveite o outubro rosa e agende sua consulta na Medmais", completa a mastologista Milena. 

Riscos

Cerca de quatro em cada cinco casos da doença ocorrem após os 50 anos, tornando a idade um dos principais fatores de risco. Porém, outros também influenciam. Entre os fatores comportamentais está obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebidas alcóolicas e exposição frequente a Raio X. Entre os fatores hormonais estão: primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, reposição hormonal pós-menopausa por mais de cinco anos.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são nódulo (caroço); pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, entre outros. Ao perceber esses sintomas, um médico precisa ser procurado para avaliar o risco de se tratar de câncer. A atenção das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce da doença.

MedMais

Atualmente, a MedMais disponibiliza duas unidades em Juiz de Fora. Uma no Centro e outra na Zona Norte. São mais de 25 especialidades médicas para consultas além da cobertura dos mais diversos exames. As consultas podem ser marcadas online, pelo telefone 3031-6269, e presencialmente nas unidades:

Av. Getúlio Vargas, 209 - Centro - Juiz de fora - MG

R. Henrique Dias, 186 - Benfica - Juiz de fora - MG

Outras Notícias

Mais Saúde
Sarampo: conheça sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença

Mais Saúde
5 dicas para manter uma alimentação saudável
Na correria do dia a dia muitas pessoas têm dificuldade em se alimentar adequadamente. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a desmistificar.

Mais Saúde
Gastroenterologia: Você sabe o que é Disbiose?
A gastroenterologista da MedMais Consulta, Dra. Monique Fernandino Dias, explica mais sobre a doença. Confira!