Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições - Blog - MedMais Consultas e Exames - Juiz de Fora - MG
marque sua consulta

Blog

Mais Saúde

Terça-feira, 10 de Novembro de 2020
Você sabe como votar em segurança? Confira as principais mudanças para o dia das eleições

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina do mundo. No dia 15/11, os brasileiros vão às urnas no primeiro turno para eleger vereadores e prefeitos e esse novo cenário gerou uma série adaptações para o dia das eleições. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um Plano de Segurança Sanitária para o eleitor votar com segurança. Você sabe quais as novidades e qual protocolo seguir no dia da votação. A MedMais Consulta separou as principais mudanças para você.

Em 2020, a votação será de 7h às 17h. O TSE separou o horário entre 7h e 10h como preferencial para as pessoas com mais de 60 anos de idade. É obrigatório o uso de máscara e a Justiça Eleitoral pede que cada eleitor leve a sua própria caneta no dia 15/11 para evitar contato com objetos.

No local de votação, a distância mínima entre as pessoas deve ser de 1 metro. Deve-se evitar levar crianças e acompanhantes, além de evitar abraços e apertos de mãos. Se tossir ou espirrar, utilize a parte interna do cotovelo ou um lenço. Será disponibilizado álcool em gel em todas as seções, que deverá ser utilizado antes e depois de votar.

No momento da votação, algumas orientações deverão ser seguidas: entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa (respeitando o distanciamento mínimo). Mostre o seu documento com foto oficial em direção ao mesário. Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você e guarde o seu documento. Limpe as mãos com álcool em gel e assine o caderno de votação. Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação. Na saída, limpe as mãos com álcool em gel novamente.

E lembre-se: se estiver com febre ou se tiver tido COVID-19 nos 14 dias antes da votação, fique em casa!

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (https://www.justicaeleitoral.jus.br/dicas-ao-eleitor/)

Outras Notícias

Mais Saúde
MedMais é pauta em matéria da Agência Sebrae sobre alternativas para se manter no mercado

Mais Saúde
CORONAVÍRUS: Como lavar as mãos da forma ideal?

Mais Saúde
Nutrição Infantil: Como evitar a obesidade e estimular a alimentação saudável